Blog

Chamou a atenção das redes sociais na última semana o vídeo do General Teófilo Gaspar, do Comando Militar da Amazônia (CMA), onde uma onça toma banho de rio ao lado de alguns militares. Seu nome é Jiquitaia e desde o início do ano tornou-se o mascote do Comando, após ter sido resgatada da posse de um caçador no município de Tefé, a 520 quilômetros de Manaus.

Fotos: Reprodução/G1

Segundo a entidade, na época a onça tinha 4 meses de vida e demonstrava ter sofrido maus tratos. O seu temperamento “arisco” lhe fez ganhar o nome de Jiquitaia, em menção à formiga de mesmo nome. Após o resgate, permaneceu por 40 dias no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), onde foi tratada por uma equipe de biólogos e veterinários. O CMA é uma instituição cadastrada pelo Instituto Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) como mantenedora da fauna, e por isso, pode manter o animal após sua recuperação.

Hoje, Jiquitaia tem 10 meses, 32 kg – apenas um terço do que poderá chegar na fase adulta – e come 2kg de ração para gatos por dia. Sua jaula possui 20X8m e foi construída com o objetivo de lhe dar total conforto. Além disso, fora da jaula, a onça corre pela mata e sobe em árvores. Segundo os militares, os banhos de rio servem para ajudá-la a relaxar. O animal – que se tornou mascote do CMA – será usado também em desfiles militares.

FONTE: G1

Leia matéria completa aqui.