Blog

O Ricardo Tamborini, adestrador e especialista em comportamento canino, explica como iniciar o adestramento do seu pet e algumas dicas de comportamento.

Como segurar a recompensa e exibi-la para seu pet ao solicitar um comando.

Como segurar a recompensa e exibi-la para seu pet ao solicitar um comando.

Comandos Básicos

Sentar – Esse é o primeiro comando que você deve ensinar ao seu cão. Utilize biscoitos ou bifinhos

Sinal de mão para praticar a posição "Sentar". Imagem: Good Dogs & CO (http://gooddogsco.com)

Sinal de mão para praticar a posição “Sentar”. Imagem: Good Dogs & CO (http://gooddogsco.com)

para recompensar quando ele fizer o comando. Fique na frente do cão, segure a recompensa e peça para ele sentar. Logo ele entenderá o comando, só não se esqueça de dar a recompensa a cada acerto.

Deitar – Esse é o segundo comando que deve ser ensinado ao seu cão. Ensinar o seu cão deitar é bem simples. Segure a recompensa (petisco ou brinquedo) e coloque o cão na posição “Senta”, em seguida faça com que ele siga a sua mão com o focinho em direção ao chão enquanto você pronuncia o comando “DEITA” Caso ele não entenda e comece a levantar o bumbum do chão, diga “NÃO” pare por alguns segundos e comece o exercício novamente.

De a recompensa somente quando ele encostar os cotovelos no chão. Alguns cães tem uma grande

Sinal de mão para praticar a posição "Deitar". Imagem: Good Dogs & CO (http://gooddogsco.com)

Sinal de mão para praticar a posição “Deitar”. Imagem: Good Dogs & CO (http://gooddogsco.com)

dificuldade em aprender esse exercício, caso o seu amigão seja um deles, comece recompensando apenas por ele ter abaixado um pouco, antes mesmo de fazer o movimento completo e aos poucos ele se sentirá mais confortável para ficar na posição ”DEITA”.

Não treine o seu cão por mais de 10 ou 15 minutos, pois como eles aprendem por repetição se cansam muito rápido, ok?

 

Dicas Comportamentais

Como controlar o ciúme do seu cão?

A maioria dos cães tem bastante ciúme das pessoas que gosta, e principalmente se ele se sentir um pouco “dono” delas. Esse é um instinto natural dos cães, e deve ser controlado para que se tenha um convívio harmonioso entre você, o cão e as visitas.

É muito comum o cachorro estar do seu lado, e quando alguém vai conversar com você, ele partir pra cima, agressivamente, ou ficar latindo sem parar. Neste caso a melhor coisa a se fazer, é mostrar ao cão que você é o líder, quem manda é você e ele não é seu dono. Dê um boa bronca quando ele mostrar esse tipo de comportamento agressivo e dominante.

Vale lembrar que é você que deve dar a bronca e corrigi-lo, e nunca a pessoa que está sendo atacada. Por exemplo: se uma amiga chega na sua casa e o cachorro tem ciúme dela, quem deve dar a bronca é você e não ela. A visita tem que transformar sua aproximação em algo agradável para o cão.

Faça um pequeno treino: Quando estiver passeando na rua com o seu cão e algum amigo(a) se aproximar ou quando alguma visita chegar na sua casa, peça pra o amigo ou visitante dar alguns petiscos ao seu cão e em seguida se possível fazer bastante carinho. Assim ele vai associar a aproximação ou a chegada das visitas a algo agradável. Agora é só praticar. Bom treino!

Artigo/Matéria escrita por:

Ricardo Tamborini

Ricardo Tamborini é um profissional qualificado Cenotécnico, Adestrador e Especialista em Psicologia e Comportamento Canino desde 1998. Revelação no ano, considerado o melhor Adestrador e Comportamentalista da atualidade.
Atua na área de adestramento de cães para Obediência, Show Dog, Guarda e Proteção.
Como Comportamentalista, ajuda proprietários a entender melhor seus cães e resolver problemas de comportamento. Participou de vários programas de TV, como Programa do GUGU (Rede Record), Super Pop (Rede TV) Hoje em dia (Rede Record), Programa Pânico na TV (Rede TV), Caçadores de Aventuras (Rede TV), Estação Pet com Luíza Mel (Gazeta).

Website