Blog

Documento poderá conter o sobrenome da família e até foto do pet; a medida tem o objetivo de facilitar o processo em casos de perda, roubo ou disputas pela guarda do animal

A partir do dia 7 de agosto de 2017, tutores de animais de estimação no Paraná poderão solicitar uma certidão de nascimento para seus pets com nome, sobrenome da família e até foto. O registro valerá para todos os tipos de animal, incluindo os exóticos.

Cartórios do Paraná vão emitir registro de nascimento de PETS

Cartórios do Paraná vão emitir registro de nascimento de PETS

“O documento vai detalhar a raça, a cor e o porte do animal, assim como algumas características específicas, como marcas que facilitem a sua identificação”, afirma Arion Cavalheiro Jr., diretor de Registros de Títulos e Documentos da Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR).

A certidão de nascimento também terá uma foto do pet, que pode ser tirada no cartório ou entregue pelos tutores. O objetivo do registro é compilar o máximo possível de informações para facilitar em casos de perda ou roubo do animal e também em disputas de guarda.

Batizado de PetLegal, o serviço estará disponível, a princípio, nas cidades de Curitiba, Campo Largo, Francisco Beltrão, Paranavaí, Fazenda Rio Grande, Colombo e Maringá. Apenas os cartórios de Registro de Títulos e Documentos emitirão a certidão para pets.

“Este é um projeto piloto e gradativamente cada cartório do estado passará a oferecer o serviço”, informa Arion Cavalheiro Jr., diretor de Registros de Títulos e Documentos da Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR). Segundo ele, em uma segunda fase do projeto,  todos os registros serão cadastrados em uma central nacional.

Processo rápido

A certidão de nascimento do pet ficará pronta em menos de 15 minutos e custará R$ 71, segundo Cavalheiro. Os tutores devem comparecer ao cartório com RG, CPF e comprovante de residência – caso o animal tenha certificado de pedigree ou outro documento, é indicado levar.

O animal de estimação pode estar presente durante o processo.

Fonte: Gazeta do Povo

Ter um pet em casa é certeza de muitas alegrias e de muito amor compartilhado. Isso não é novidade para a maioria das pessoas. Mas como entender qual a relação de afeto deles para conosco? Em busca de compreender como funciona a mente destes animais, especialistas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizaram um estudo de observação e conseguiram definir sete comportamentos caninos que podem ser entendidos como demonstrações reais de carinho para com seus tutores.

Foto: Reprodução

Veja quais são elas e descubra se você é mesmo o favorito do seu pet:

1. Ficar sempre ao seu lado

2. Esperar por você

3. Felicidade extrema ao te encontrar

4. Reproduzir suas mudanças de humor

5. Sempre se despedir de você

6. Procurar sua proteção

7. Tristeza com a sua ausência

Confira os detalhes destes sete comportamentos aqui

FONTE: CachorroGato